Fundadora da congregação

Se hoje o Colégio São João Evangelista é referência e promove diversas transformações na vida de tanta gente, é porque, antes de tudo, Deus escolheu Madre Maria Paola Palmas, nossa fundadora!

Eulália, a futura Madre Maria Paola Palmas, nasceu no dia 17 de outubro de 1905, em Sardegna — Itália. Logo foi batizada, no dia 26 do mesmo mês e em 15 de julho de 1915 fez a sua primeira comunhão e crisma.

A pequena Lalla — como era chamada — era uma menina bem travessa. Subia escondido nos tetos para capturar ninhos e até colocava a cabeça das imagens dos santos para baixo para verificar a sua consistência.

Mas as peripécias de menina deram lugar a uma jovem reflexiva e atenta as tarefas do lar. E mais tarde, a religiosa madura e pronta a realizar o projeto de Deus, trocando o tudo pelo Tudo.

Aos vinte anos, a procura da vocação já se percebe algo de particular: um sonho para o infinito e um intenso desejo de se doar.

Não é indiferente ao destino de tantas jovens de sua época, às quais a pobreza e o preconceito tirava a possibilidade de desfrutar os dons naturais e da graça para que se colocassem a serviço do bem.

Eulália (Madre Paola), intensifica a oração e o seu relacionamento com Deus torna-se cada vez mais íntimo e ela percebe o seu chamado para consagrar-se inteiramente ao Senhor.

Mas, entre tantas congregações visitadas qual escolher? Resolve entrar na Congregação das Filhas de São José, motivada por Padre Lazzaro, o então visitador Apostólico da ordem.

Logo se percebeu em Madre Maria Paola Palmas, uma forte inclinação à piedade e grande capacidade de organização, não só das propriedades que as irmãs possuíam, mas de modo particular, na educação das jovens. Pouco se falava naquele tempo, sobretudo na Sardenha, de educação para as jovens, ainda mais tratando-se de meninas pobres.

Esta situação inflamava o coração de Madre Paola de um desejo imenso, o de oferecer às meninas pobres a oportunidade de uma preparação em todos os níveis, moral, intelectual e espiritual, tendo como meio o estudo.

Tirando-as de uma condição de inferioridade dando-lhes a possibilidade de se inserirem na sociedade e na Igreja. Para Madre Paola não era importante o “ter” e sim o “ser”.

Impulsionada por esse ideal decide juntamente com outras oito irmãs fundar a Congregação das Pias Irmãs Educadoras de São João Evangelista e hoje o nosso Colégio segue o seu carisma e ensinamentos, dedicando-se a uma formação integral, de qualidade e baseada nos valores cristãos.

Madre (1)