A importância de escrever à mão em um mundo dominado pelo “touch”

Hora de aprender a escrever
Apesar da “invasão” das teclas e tudo ser feito a um touch, escrever à mão é um dos aprendizados mais sofisticados feitos pelo cérebro. “É colocar a fala em símbolos para perpetuar a mensagem. Alfabetizar é ensinar o código. Assim, brincar, desenhar e escrever podem ser feitos a partir do momento em que a criança demonstrar interesse.

Como se dá o aprendizado?
A escrita ocorre após a aquisição da leitura, porque é mais rápido a criança aprender a ler do que escrever. Para a alfabetização efetiva é necessário apresentar a letra, o som e todas as combinações de maneira progressiva.

É regra aprender primeiro a letra de fôrma antes da cursiva?
Depende da proposta metodológica da escola. Além do traçado mais simples, as letras de fôrma são independentes, o que facilita o aprendizado. O mais importante na prática da letra cursiva é a movimentação correta. Há crianças que são alfabetizadas em letra bastão e não passam para a cursiva, outras, mesmo após dominar a técnica da cursiva, optam pela de fôrma. Por isso, o educador precisa ser atento e perspicaz.

Houve mudança na forma de ensinar as crianças a escrever?
Sim, em função da síndrome do pensamento acelerado [quando a mente fica cheia de pensamentos e dificulta a concentração] o ensino precisa ocorrer de maneira eficaz e criativa, pois o nível de atenção da criança, que já era pequeno, é menor ainda. A contextualização e a escolha de temas e materiais são fundamentais para atrair o interesse, assim como um professor bem formado e bem informado.

Como os pais podem incentivar o processo em casa?
Ofereça material e apresente a função social da escrita. Deixe que seu filho acompanhe a preparação do bilhete, da lista do mercado, de uma receita ou cartão. A criança precisa entender o que está fazendo e para que serve a escrita.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/